ATENÇÃO!!! È permitida a utilização, total ou parcial, das idéias e dos textos abaixo, desde que indique a autoria da Profa. Maria Lúcia de Freitas Beraldo. A referência bibliográfica deve ser feita da seguinte maneira, de acordo com a NBR 6023 – ago./2000 :  

Beraldo, M.L.F. Título do texto Disponível em: www.sexologiajf.com.br | Acesso em:(colocar a data em que acessou a página).


Exercícios para aumentar o controle da ejaculação


Os exercícios a seguir são a base daqueles utilizados por terapeutas sexuais para tratamento  de ejaculação precoce, tendo como referências as idéias propostas por Zibergeld, Masters & Johnson e Helen Kaplan.  Certamente que, em atendimento profissional, tal programa é adequado à dimensão do problema e às condições psíquicas do paciente. Contudo, alguns  podem ser usado tanto por homens que ejaculam antes do esperado quanto por aqueles que querem  aumentar o  tempo da relação sexual, considerando que esta terminaria com a ejaculação. È um condicionamento: a pessoa deve fazê-lo como uma atividade física. Como  tal, deve ser feito com certa regularidade. Sugiro 3 a 4 vezes por semana, no mínimo. Todos os exercícios baseiam-se na masturbação. 

slow/fast e stop/start

            O homem deve se masturbar alternando movimentos rápido/devagar. É importante que perceba os sinais que o corpo envia pouco antes do orgasmo masculino. Quando estiver em movimentos rápidos, envolva delicadamente o saco escrotal com a outra mão. Quando perceber as mudanças que sinalizam a aproximação do orgasmo, retire a mão do saco escrotal e continue a fricção, mas agora bem lentamente, respirando de  forma profunda e devagar, contraindo os músculos perineais ( vc contrai estes músculos naturalmente quando precisa interromper a micção. Observe: a contração vai da uretra ao ânus). Pode ser que a ereção diminua um pouco, mas isso não será problema: ela vai voltar. Conte cinco respirações, fazendo a contração perineal e depois acelere de novo. Faça dessa forma por 3 vezes seguidas, sendo que na última, se quiser, pode liberar a ejaculação.
Uma variação deste exercício é o estilo stop/start onde,em vez de ir rápido/devagar,. friccione e em seguida interrompa todo tipo de movimento sobre o pênis. Da mesma forma que o exercício acima, respire profundamente  e contraia 5 vezes e retorne aos movimentos por 3 vezes seguidas, podendo, na última,  liberar a ejaculação.
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            Depois que estiver seguro nesta parte, pode tornar o estímulo à excitação mais complexo, untando a mão com um gel lubrificante à base de água. Tenha consciência de que, aumentando o estímulo, é natural que seja mais difícil controlar a ejaculação. Quando já estiver adaptado a este novo estímulo, utilize o gel + estímulo visual, como revistas ou filmes, sempre mantendo a alternância entre rápido/devagar ou parar/recomeçar, não esquecendo de controlar a respiração. Não conseguindo um resultado favorável com estes exercícios, procure um especialista o mais rápido possível.


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